A ferramenta de análise de audiência online StatCounter indica o Firefox 3.5, da Mozilla, como o navegador de internet mais utilizado no mundo. Porém, como ressalta o site The Next Web, trata-se de uma versão do navegador, e não do software como um todo.Portanto, apesar de o Firefox 3.5 aparecer no topo dos acessos, quando somadas as audiências do Internet Explorer em múltiplas versões (6, 7 e 8), o navegador da Microsoft ainda “ganha”.
No seu cálculo, a StatCounter leva em consideração os acesos em 3 milhões de sites diariamente – 5 bilhões de cliques por mês. E o Brasil (570 milhões de acessos) é o segundo país com a maior fatia de participação na estatística, logo atrás de Estados Unidos (1,3 bilhões de acessos).
Talvez você, fã da guerra dos browsers, esteja se perguntando: é quente?
Como já explicado na metodologia acima, sim. Qualquer estatística é feita a partir de amostras. E note que a amostra do StatCounter vai dos Estados Unidos a Toquelau (que tem sete cliques de contribuição mensais). A medição é feita com os acessos a sites cadastrados, e não pelos próprios analistas.
Agora, uma informação para esquentar mais os ânimos: Google Chrome não aparece na listagem. Talvez até tenha sua fatia de uso mais abaixo (inclusive do Ópera). Apesar de ser o xodó, ainda não é o bam-bam-bam da rede, segundo estes dados.