Sai Jessica Biel, entra Cameron Diaz. Relatório divulgado pela empresa de segurança McAfee aponta a atriz norte-americana como a celebridade mais perigosa da internet. O estudo revela que estrelas de cinema e modelos ocupam as primeiras posições da lista dos mais perigosos este ano, enquanto os políticos, como Barack Obama e Sarah Palin, estão entre os mais seguros.
Segundo a empresa, os cibercriminosos frequentemente usam esses nomes para atrair as pessoas para sites que, na realidade, estão infestados de softwares mal-intencionados.
Os fãs que pesquisam “Cameron Diaz” ou “Cameron Diaz e downloads”, “Cameron Diaz e protetores de tela”, “Cameron Diaz e wallpaper”, “Cameron Diaz e fotos” e “Cameron Diaz e vídeos” correm o risco de se deparar com ameaças on-line desenvolvidas para roubar informações pessoais. As buscas por Cameron Diaz têm 10% de chance de levar a um site mal-intencionado.
1. Cameron Diaz – os usuários que pesquisam o nome da atriz têm 10% de chance de acessar um site perigoso. Quando as palavras-chave “Cameron Dias e protetores de tela” foram inseridas, 19% dos sites foram identificados como portadores de downloads mal-intencionados.
2. Julia Roberts – o risco geral de pesquisar o nome da atriz é de 9%. No entanto, pesquisar “Julia Roberts e downloads” gera uma taxa de 20% de risco de baixar uma imagem, um wallpaper ou outro arquivo infestado de malware.
3. Jessica Biel – a celebridade mais perigosa do ano passado caiu duas posições. Apesar de o risco de pesquisa geral ser de 9%, as palavras-chave “Jessica Biel e protetores de tela” geram uma taxa de 17% de risco de acessar um site perigoso.
4. Gisele Bündchen – os usuários que pesquisam “Gisele Bündchen e protetores de tela” têm 15% de chance de ter seus computadores invadidos por spyware, malware ou vírus.
5. Brad Pitt – o ator normalmente é destaque com notícias sobre seus filmes e sua vida pessoal. Este ano, ele subiu cinco posições.
6. Adriana Lima – as pesquisas em busca de downloads dessa beldade brasileira podem direcionar os usuários a sites classificados como inadequados.
7. Jennifer Love Hewitt e Nicole Kidman – as pesquisas com os nomes dessas estrelas de Hollywood levaram a um número equivalente de sites com downloads arriscados.
8. Tom Cruise – a recente performance do ator no MTV Awards e o filme “Encontro Explosivo” colocam Cruise entre os dez mais perigosos da lista.
9. Heidi Klum e Penélope Cruz – ambas estão frequentemente em destaque e compartilham a nona posição.
10. Anna Paquin – essa estrela de “True Blood” é tão perigosa na Web quanto nas telas. A pesquisa em busca de protetores de tela de Anna Paquin pode levar a downloads infestados de malware.
As celebridades do tênis Maria Sharapova e Andy Roddick ficaram em 13º e 14º lugares, respectivamente. A maior parte dos sites arriscados foi detectada em pesquisas de protetores de tela com esses atletas considerados muito sexy. Este ano, David Beckham ficou na 29ª posição e Tiger Woods, com o 33º lugar.
Fonte: Blog Infosfera
